21 de Junho de 1808 Gay-Lussac e Louis Thenard isolam o elemento Boro, número atômico 5
O Boro é um elemento químico muito leve, de massa atômica 11u e número atômico 5. Seu símbolo químico B também é a inicial do principal minério que o contém: o Bórax, já que o Boro não é encontrado isolado na crosta terrestre. É considerado um não-metal pelas novas tabelas periódicas e, por conseguinte, é um péssimo condutor de eletricidade.
O Boro puro não é tóxico, mas se ingerido em quantidades maiores que 50 mg causa indisposição. Seus compostos hidrogenados são muito mais prejudiciais, além de altamente inflamáveis.
O Boro elementar não é muito utilizado, mas estudos revelam que se consumido em pequenas quantidades (de 10 a 15 mg) ajuda a combater a osteoporose, pois mantém o cálcio nos ossos sob forma de boratos. Além disso, é utilizado em fogos de artifício de coloração esverdeada e no lançamento de foguetes.
O bórax é amplamente utilizado na taxidermia de animais, em inseticidas, na fabricação de esmaltes e porcelanas, na produção de vidros ópticos, em sabões e detergentes, como fertilizante, além de ser matéria-prima principal na fabricação de recipientes de vidro com a marca registrada Pirex.
Fonte: Lemoyne, InfoEscola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário