7 de Junho de 1896 nasce Robert Sanderson Mulliken um dos pioneiros no trabalho da teoria da orbital molecular e Nobel de Química em 1966
Químico e físico estadunidense nascido em Newburyport City, Massachusetts, um dos pioneiros no trabalho da teoria da orbital molecular e que ganhou o Prêmio Nobel de Química (1966) por suas pesquisas sobre as ligações químicas e sobre a estrutura eletrônica das moléculas e cuja conclusão tornou-se a tese mais aceita para explicar as ligações covalentes. Filho de Samuel Parsons Mulliken, Professor of Organic Chemistry, e de Katherine W. Mulliken, graduou-se B.Sc. Degree (1917) no Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts, e Ph.D. degree at the University of Chicago, Illinois (1921). Casou-se (1929) com Mary Helen von Noè, e com ela teve as filhas Lucia Maria e Valerie Noè. Trabalhou durante e depois da I Guerra Mundial em pesquisas químicas para o governo. Professor de física na University of Chicago, Chicago, Illinois (1931-1961) e também de química (1961) e pesquisador de química e física na Florida State University (1965-1971). Desenvolveu uma tabela de eletronegatividade, a Escala Mulliken, na qual classifica o Neônio como elemento de maior potencial eletronegativo da tabela periódica. Aposentou-se (1972), recebeu muitas honrarias e morreu em Arlington, Virginia, em conseqüência de problemas cardíacos.
7 de Junho de 1811 nasce Sir James Young Simpson, um dos pioneiros no emprego do éter e do clorofórmio como anestésicos
Médico obstetra escocês nascido em Bathgate, Linlithgowshire, Bathgate, um dos pioneiros no emprego do éter e do clorofórmio como anestésicos em cirurgias e protagonista de uma célebre disputa religiosa sobre o uso de anestésico em crianças. Filho de um padeiro, foi educado em Bathgate e entrou para a universidade aos 14 anos. Obteve o M.D. (1832) e trabalhou na University of Edinburgh, onde se tornou o professor de obstetrícia (1840), Chair of Midwifery, e começou seus estudos sob o poder anestésico do éter e do clorofórmio, utilizando pioneiramente com êxito o éter em uma paciente obstétrica (1846). A introdução da anestesia teve um grande impacto tanto sobre a cirurgia ginecológica como a analgesia em obstetrícia. No seguinte ano utilizou clorofórmio como analgésico durante o parto. Entretanto, as leis públicas como muitos profissionais médicos realizavam ativas campanhas contra seu emprego e só quando John Snow, de Londres, administrou clorofórmio para a Rainha Vitória (1853) durante o parto para nascimento do Prince Leopold, é que a anestesia e a analgesia no parto se tornaram socialmente aceitáveis. Também inventou a acupressão, uso de agulhas em ferimentos para estancamento de hemorragia. Foi agraciado com o título de baronete (1866) e morreu quatro anos depois, em Londres e foi enterrado no Warriston Cemetery, Edinburgh.
Fonte: Lemoyne, Só Biografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário