22 Janeiro - Nasce o Fundador da Ciência Moderna

Dia 22 de Janeiro foi um dia particularmente importante para a química, onde nasceram 3 grandes nomes dessa ciência.



22 de Janeiro de 1561

Nasce Francis Bacon, muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna", devido a sua obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo.

22 de Janeiro de 1775

Nasce André-Marie Ampère, bastante conhecido por suas contribuições na física, principalmente nos estudos relativos a campos eletromagnéticos e corrente elétrica.
Ampère desenvolveu também trabalhos muito importantes nos campos da química e da matemática. Particularmente em química foi importante entre os anos de 1807 e 1816, quando estabeleceu a diferença entre átomos e moléculas, e enunciou o chamado "princípio de Avogadro". Além disso, descobriu um ácido que seria formado pelo Hidrogênio e por um elemento ainda não conhecido semelhante ao Cloro, denominado Fluorine ( o Flúor), publicou uma tese sobre a refração da luz e concebeu uma classificação de elementos, precursora da tabela periódica de elementos.

Em sua homenagem, foi dado o nome de ampère (símbolo: A) à unidade de medida da intensidade de corrente elétrica

22 de Janeiro de 1936


Nasce Alan Heeger, físico estadunidense, laureado com o Nobel de Química de 2000, por sua contribuição ao conhecimento e desenvolvimento da ciência dos polímeros orgânicos condutores de eletricidade, também conhecidos como metais sintéticos. 






Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica