Química Básica - Tabela Periódica


Entenda o que é a tabela periódica dos elementos químicos, como ela está organizada, sua história e o seu surgimento.



A tabela periódica é a forma utilizada para organizar de forma sistemática todos os elementos químicos.

Essa disposição dos elementos faz com que diversas propriedades e informações dos elementos possam ser identificadas ao longo de toda a tabela.

A necessidade de se organizar os elementos data desde a idade média onde já se conheciam alguns metais, como o ouro, a prata, o mercúrio, o cobre, o estanho, e o chumbo.

Em 1669 que o alquimista alemão, Hennig Brand, descobriu em sua casa, por acaso, o fósforo.

Na verdade, ele queria produzir ouro e, durante este processo, juntou muitos galões de urina no porão da casa. Depois, misturou a urina com algumas substâncias, formou uma pasta e aqueceu o material, após toda a parte líquida evaporar, em vez do ouro Brand encontrou uma substância que brilhava no escuro - o fósforo.

Na época, o fósforo passou a ter um valor comercial ainda maior que o ouro, mas 100 anos depois, o químico sueco Karl Scheele descobre outro processo, parecido com a pasteurização no qual consegue produzir fósforo em larga escala, tornando a Suécia a maior produtora mundial deste elemento na época.

Foi ele ainda quem descobriu outros elementos como o oxigênio, o nitrogênio, o bário, o cloro, o flúor, o manganês, o molibdênio, o tungstênio e substâncias ácidas tais como ácido tânico, nítrico, prússico, cianureto e glicerol. Mas Karl tinha um grande defeito, gostava de provar as substâncias que produzia e assim, depois de constantes e imprudentes degustações de substâncias altamente tóxicas, morre envenenado, aos 42 anos de idade, sem ser reconhecido como o descobridor desses materiais.

Durante aquele período histórico, muitos pesquisadores trabalhavam nas mesmas áreas de pesquisa e quem recebeu créditos pela descoberta do oxigênio foi Joseph Priestley, em 1774, assim como Humphry Davy (1778-1829) que recebeu méritos pela descoberta do cloro sendo que Karl já havia descoberto 36 anos antes.

Outros elementos foram descobertos nos duzentos anos seguintes e, portanto, foram feitas duas tentativas de organizar os elementos na Tabela, antes de chegarmos no modelo que temos atualmente

Porém, em 1869, o professor siberiano Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), resolve escrever um livro de química inorgânica. Nele, o professor organiza então todos os elementos conhecidos até então em uma Tabela Periódica.

Para tanto, Mendeleev escreve em uma espécie de cartão cada um dos 63 elementos conhecidos, descrevendo suas propriedades químicas e físicas. Além disso, destina um símbolo a cada um, complementando-os com os números de massa atômica.

Com as cartas distribuídas na mesa, Mendeleev organiza novos grupos, distribuindo os elementos de modo que ficassem em ordem crescente de suas massas atômicas. O cientista também agrupou elementos com propriedades semelhantes, divididas por grupos e criou o atual modelo de tabela. Por esse trabalho, recebe o Prêmio Nobel em 1906.

Mais à frente, outros cientistas descobrem o número atômico dos elementos, e a tabela é rearranjada de acordo com o aumento desse número - da esquerda para a direita. - Outros elementos químicos foram sendo incorporados, até que chegamos ou modelo atual.





Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica