26 de Junho - Nasce o criador da segunda lei da termodinâmica


26 de Junho de 1824 - Nasce William Thomson que formulou a segunda lei da termodinâmica e introduziu a escala absoluta

Thomson foi um matemático e físico irlandês, nascido em Belfast, County Antrim, hoje na Irlanda do Norte, uma das figuras mais notáveis da geração de cientistas britânicos, que deram imensa contribuição para o avanço da física durante o século XIX. Filho de um professor de matemática, após a morte da mãe, sua família mudou-se para Glasgow (1829), onde seu pai foi professor universitário e iniciou os estudos de física e matemática (1834). Formado na Universidade de Cambridge (1845), foi nomeado professor da Universidade de Glasgow (1846), inicialmente de filosofia natural, depois se dedicando à ciência experimental, onde permaneceu até o fim da carreira, por 53 anos. Seus principais trabalhos científicos trataram dos fenômenos de transformação da energia. A partir dos descobrimentos sobre a natureza do calor, realizados separadamente por Jean-Baptiste-Joseph Fourier e James Joule, construiu uma teoria unitária dos fenômenos associados às trocas energéticas entre diversos componentes dos sistemas físicos, elaborando, assim,a segunda lei da termodinâmica, segundo a qual a entropia, grandeza que determina o grau de desordem molecular, tende a aumentar em qualquer sistema isolado. Durante sua vida de brilhante cientista, publicou mais de 650 importantes papers científicos sobre os mais variados assuntos como escoamentos laminares, vórtices, ondas em canais abertos, capilaridade, flutuação de navios, termodinâmica, etc. Descobriu que a descompressão dos gases provocava esfriamento e criou uma escala de temperaturas absolutas (1832), para determinação matemática apropriada para expressar o trabalho de Joule, tornando-se seu grande feito no campo da termodinâmica. A escala absoluta, também dita escala termodinâmica ou escala Kelvin (T°K = T°C + 273,15), tem como ponto de partida do zero absoluto, para medição de temperaturas (1848). Introduziu o termo termodinâmico (1849), formulou as leis da conservação e da dissipação da energia e inventou o galvanômetro (1851) e descobriu o resfriamento provocado pela expansão de gases (1852). Ainda hoje é muito lembrado por sua contribuição para o aperfeiçoamento dos cabos telegráficos e a construção de um cabo submarino transatlântico de telecomunicação (1866). Contemporâneo de Reynolds, deve-se a este cientista a introdução na Hidráulica do termo turbulência (1887), do inglês turbulence, para designar o estado do escoamento dos fluidos além do número crítico de Reynolds. Aperfeiçoou o tubo de raios catódicos (1887) e foi recompensado pela rainha Vitória com título de Lord Kelvin de Largs, Escócia (1892). Patenteou cerca de 70 invenções e é considerado o maior cientista e inventor britânico. Morreu em Netherhall, nas proximidades de Largs, Ayrshire, Scot. Obs: o 0° Kelvin (equivalente a - 273,15°C ou 459,6°F) ou o zero absoluto não existe em estado natural. A esta temperatura a atividade molecular (atômica) é nula.


26 de Junho de 1886 - Henri Moissan isolou o elemento Flúor, após eletrólise em solução de KHF2 e HF anidro

Moissan foi um químico francês nascido em Paris, que desenvolveu o forno elétrico para uso em laboratório, o forno de Moisson, simplificou a produção de gás acetileno, isolou o flúor e descobriu o carborundum (1891) e, por estas descobertas, ganhou o Prêmio Nobel de Química (1906). Foi professor da Universidade de Sorbonne (1900-1907). Estudou no Collège de Meaux e no laboratório de Edmond Frémy, no Musée d'Histoire Naturelle, com professores como E. H. Sainte-Claire Deville e Henri Debray. Depois trabalhou no laboratório de Dehérain, na École Pratique des Haute Études, antes de criar laboratório próprio e depois juntar-se a Debray e Troost, na Sorbonne. Nomeado professor junior para a Agronomic Institute (1879), obteve seu doutorado (1880) com uma tese sobre cianogênicos. Tornou-se assistente e demonstrador senior na Escola de Farmácia até ser indicado professor de toxicologia (1886). Inventou um forno elétrico que poderia trabalhar a 3500°C, o forno de Moisson, para a produção de pedras artificiais, com o qual descobriu o carborundum e conseguiu isolar muitos metais. Teorizou que o diamante poderia ser sintetizado pela cristalização do carbono sobre altas pressões (1892). Tornou-se professor de química inorgânica (1899) na Escola de Farmácia. No ano seguinte assumiu um cargo de direção na mesma escola, e sucedeu Troost como professor de química inorgânica na Universidade de Paris. Escreveu cerca de três centenas de trabalhos entre os quais Le Four Électrique (1897), Le Fluor et sesb Composés (1900) e Traité de Chimie Minerale (cinco volumes, 1904-1906). Foi eleito membro da Académie de Médecine (1888), Académie des Sciences (1891), Conseil d'Hygiène de la Seine (1895 ) e Comité Consultatif des Arts et Manufactures (1898). Foi laureado com o Prix Lacaze (1887) e com as medalhas Davy (1896) e Hofmann (1903). Foi homenageado pelo Franklin Institute of Philadelphia e foi Fellowships da Royal Society of London e da The Chemical Society, além de títulos honorários em muitas outras instituições e sociedades em vária partes do mundo. Morreu repentinamente em Paris, logo depois de voltar da cerimônia de premiação do Nobel em Estocolmo.


26 de Junho de 1910 - Nasce Roy J. Plunkett inventor do Teflon

Roy J. Plunkett foi o químico dos Estados Unidos, que acidentalmente inventou o Teflon em 1938. Em 6 de abril de 1938 Plunkett foi coletar em um recipiente, tetrafluoretileno congelado que seria usado na produção de um gás refrigerante. Quando ele abriu o recipiente para remover uma certa quantidade do material, nada conseguiu retirar. Foi verificar o porquê, e descobriu que havia-se formado um pó branco que não aderiu ao recipiente. O tetrafluoroetileno do recipiente tinha se polimerizado a Politetrafluoroetileno (teflon), um sólido ceroso com surpreendentes propriedades como resistência à corrosão, superfície de baixa fricção e alta resistência ao calor.
A principal virtude deste material é que é uma substância praticamente inerte, não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais. Isto se deve basicamente a proteção dos átomos de fluor sobre a cadeia carbonada. Esta reduzida reatividade permite que a sua toxicidade seja praticamente nula sendo, também, o material com o terceiro menor coeficiente de atrito de todos os materiais sólidos conhecidos. Outra característica é sua impermeabilidade mantendo, portanto, suas propriedades em ambientes úmidos. Por estas características especiais, além da baixa aderência e aceitabilidade ótima pelo corpo humano, ele é usado em diversos tipos de prótese.



Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica