17 de Junho - Nasce o descobridor do Tálio


17 de Junho de 1832 - Nasce Willian Crookes, descobridor do Tálio, inventor do radiômetro, além de desenvolver pesquisas na separação de terras raras, espectroscopia e em estudos de raios catódicos

Químico e físico inglês nascido em Londres, famoso pela descoberta do tálio (1861) e pelo estudo dos raios catódicos, termo por ele mesmo criado, fundamentais para o desenvolvimento da física atômica. Iniciou seus estudos de química no Royal College of Chemistry. Foi nomeado assistente do observatório de Radcliffe (1854) e no ano seguinte assumiu a cadeira de química em Chester. Ao proceder à análise espectral de resíduos de minerais do Harz (1861), descobriu um novo elemento, que denominou tálio. Isolou e determinou as propriedades físicas e químicas dos raios catódicos (feixes de partículas produzidos por um eletrodo negativo, o cátodo, de um tubo contendo gás comprimido). São resultado da ionização do gás e provocam luminosidade. O tubo de raios catódicos é usado em osciloscópios e televisões. Inventou também o radiômetro (1875), equipamento com o qual mediu a intensidade das radiações de vários elementos, e construiu o primeiro tubo de raios catódicos (1879). Com a descoberta da radioatividade, voltou-se para os novos campos da física. Revelou (1895) a presença do hélio no gás extraído de um fragmento de urânio. Para melhor identificar o espectro do hélio, inventou o espinteriscópio. Fundador e editor vários jornais científicos, em Londres, criou a Chemical News, do qual foi diretor até se aposentar (1906) e morreu em sua cidade natal.


17 de Junho de 1890 - Hiram Percy Stevens Maxim consegue a patente do silenciador para armas de fogo

Engenheiro mecânico e inventor norte-americano nascido em Brooklyn, New York, que patenteou um silenciador para armas de fogo (1909). Fundou (1914) a American Radio Relay League, a qual presidiu (1914-1936). Filho do inventor da primeira metralhadora, Sir Hiram Stevens Maxim (1840-1916), bem como também da ratoeira, e sobrinho de Hudson Maxim (1853-1927), após a graduação como engenheiro mecânico no Massachusetts Institute of Technology, seguiu a carreira do pai como engenheiro mecânico, inventor e projetista de armamentos. Sabendo que o barulho que a arma faz era provocado pelos gases resultantes da explosão do cartucho de pólvora que impulsionava o projétil, inventou um mecanismo capaz de armazenar e esfriar os gases, abafando o som da explosão. Seu silenciador para armas de fogo consistia de um mecanismo composto de um cano com algumas câmaras de gás internas. Estudioso do motor de combustão interna, também projetou um automóvel de corridas a gasolina para a Pope Manufacturing Company e foi co-fundador da American Radio Relay League. De volta a sua casa em Hartford, Connecticut, depois de uma viagem de visita ao Lick Observatory, na Califórnia, sentiu-se mal e foi levado de trem para um hospital de La Junta, Colorado, onde morreu no dia seguinte (1936) e foi enterrado na cripta da família, em Hamilton. Ainda não foi inventado um mecanismo que consiga abafar completamente o som dos disparos, mas dependendo do tipo de arma e cartucho usado, a redução de ruído pode chegar a 90%.





Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica