06 de Junho - Nasce um dos descobridores dos Fulerenos



06 de Junho de 1943 - Nasce Richard Smalley um dos descobridores dos Fulerenos, Nóbel em 1996

Químico e inventor estadunidense nascido em Akron, Ohio, pesquisador da Rice University Houston, USA, que compartilhou o Prêmio Nobel de Química (1996) com o norte-americano Robert Curl e o inglês Harold Kroto, pelo descobrimento da estrutura dos fulerenos, grandes moléculas de carbono de formas esféricas, de enorme importância para a indústria química e eletrônica. Filho do jornalista Frank Dudley Smalley e de Esther Virginia Rhoads, era o caçula de quatro irmãos. Com três anos de idade sua família mudou-se para Kansas City, Missouri. Teve educação básica na escola pública de Kansas City e na high school Southwest High, onde ampliou seu interesse por ciências e tecnologia. Estudante do Hope College, Holland, Michigan (1961-1963), licenciou-se em química (1965) pela University of Michigan, e doutorou-se (1973) pela University of Princeton, New Jersey. Depois de três anos como pesquisador associado da University of Chicago, integrou-se ao Department of Chemistry da University of Rice (1976), onde se tornou catedrático em química (1981) e física (1990). Durante este período juntou-se ao seu colega Robert Curl para estudarem as disposições dos átomos ou moléculas em clusters, pequenos agregados de certas substâncias. Projetou e construiu um equipamento laser capaz de vaporizar substâncias em un plasma de átomos e análise da estrutura dos clusters resultantes. Em uma reunião conjunta da sua equipe com o químico espectroscopista britânico (1985), Harold Kroto, interessado no seu invento, em Rice, conseguiram vaporizar amostras de grafite, que resultaram em pequenos e inesperados agregados, os fulerenos, uma novidade de estrutura esférica. Este novo arranjo de moléculas de carbono não foi assimilado imediatamente pelo meio científico e passaram-se cinco anos até que outra equipe desenvolvesse um método de sintetizar grandes quantidades de fulerenos, para que se fizesse justiça aos três cientistas, abrindo um novo campo de pesquisa em nível mundial e permitindo-lhes a honraria do Premio Nobel de Química (1996).


06 de Junho - Nasce Edwin Gerhard Krebs Nobel de Medicina e Fisiologia em 1992 por suas pesquisas sobre proteínas

Bioquímico estadunidense nascido em Lansing, Iowa, professor da University of Washington, Seattle WA, famoso por sua pesquisas sobre proteínas e um dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1992), com Edmond Fischer, também estadunidense e seu colega de universidade, pelas pesquisas sobre proteínas que atuam no controle energético da célula, uma descoberta de muito futuro no tratamento de câncer e outras doenças. Terceiro filho de William Carl Krebs, um ministro presbiteriano, e da professora Louise Helen Stegeman, passou a estudar na Urbana High School (1933), entrou para University of Illinois (1936), onde se formou em química orgânica quatro anos depois. Na Washington University School of Medicine cursou medicina por quatro anos, fez residência no Barnes Hospital, St. Louis (1944-1945), período em que casou-se com a enfermeira Deedy, com quem teve três crianças Sally, Robert e Martha, e esteve na U.S.Navy no final da guerra. Trabalhou na Washington University (1946-1968), e na University of California, na Davis Medical School, onde fundou (1968) e foi chairman do Department of Biological Chemistry, permanecendo por período de oito anos (1968-1977). Voltou a trabalhar para a University of Washington, como Chairman do Department of Pharmacology, em Seattle Medical School (1977), enquanto já trabalhava para o Howard Hughes Medical Institute (1970-1990). É membro de várias entidades científicas e ganhou muitos prêmios.


06 de Junho de 1933 - Nasce Heinrich Rohrer, Nobel de Física em 1986 pela criação do Microscópio de Tunelamento por Varredura

Físico suíço nascido em Buchs, Saint-Gall, pesquisador da IBM Zurich Research Laboratory, Rüschlikon, Suíça e que dividiu metade do Prêmio Nobel de Física (1986), seu colega da IBM, com Gerd Karl Binnig, por projetar conjuntamente um microscópio eletrônico capaz de investigar átomos, o chamado scanning tunneling microscope - STM, capaz de mostrar átomos em três dimensões. De procedência rural, sua família mudou-se para Zurique (1949) e foi educado inicialmente na direção de idiomas clássicos e ciências naturais. Ao entrar para o Instituto Federal de Tecnologia suíço (1951) decidiu-se pela física. Estudou (1951-1954) com os Professores G. Busch, W. Pauli e P. Scherrer e obteve o B.S (1955). Iniciou (1955) seu trabalho em supercondutores defendendo sua tese de Ph.D. (1960). Casou-se (1961) com Rose-Marie Egger, e viajou para os EEUU, onde passou dois anos com o grupo do Professor Bernie Serin, na Rutgers University, em New Jersey, pesquisando em supercondução térmica em metais. Então (1963) aceitou o convite feito pelo Professor Ambros Speiser, diretor do recém fundado.Laboratório de Pesquisas da IBM, em Rüschlikon, Suíça, para juntar-se a equipe de físicos daquele laboratório, onde passou a trabalhar com Binnig e lá ainda permanece. Ainda fez um ano sabático (1974-1975) na University of California, em Santa Barbara, estudando ressonância magnética nuclear com o Professor Vince Jaccarino e o Dr. Alan King. O outro ganhador Nobel de Física (1986) foi o alemão Ernst Ruska, pesquisador da Siemens-Reiniger-Werke AG, no Fritz-Haber-Institut der Max-Planck-Gesellschaft, Berlim, então República Federal da Alemanha, que ficou com 1/2 do prêmio por seus estudos em ótica eletrônica.


Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica