Prêmio Nobel de Química - 1902, Emil Hermann Fischer

Emil Hermann Fischer Nobel em 1902 por seus extraordinários trabalhos na estrutura e síntese de açúcares e outras substâncias orgânicas como a purina.


Químico alemão nascido em Euskirchen, Prússia, que ganhou o Prêmio Nobel de Química (1902) por seus trabalhos na estrutura e sínteses de açúcares e outras substâncias orgânicas como a purina.

Estudou em Bonn e Estrasburgo, tendo sido assistente de Adolf von Bayer e onde descobriu ainda estudante os principais derivados orgânicos da hidrazina e estabeleceu sua relação com os compostos diazo, descobrindo a fenilhidrazina e suas combinações com os açúcares simples, como a glucose (1875).

Realizou ainda estudos sobre as propriedades do ácido úrico, a cafeína, a teobromina e derivados da purina (1881). Foi professor de Química nas universidades de Erlangen (1882), Würzburg (1885-1892) e Berlim (1892-1919).

Conhecido pela descoberta da síntese dos açúcares (1887) e por seus ensaios a respeito das substâncias corantes, desenvolveu ainda importantes pesquisas sobre os polipeptídeos e sobre a química das proteínas, cujas estruturas químicas analisou e demonstrou a possibilidade de suas sínteses in vitro, criando a química das enzimas (1907).

Seus trabalhos sobre a composição e fabrico de substâncias corantes, sobretudo os derivados fenílicos do metano, e o prosseguimento de seus estudos sobre os açúcares, e a identificação dos isômeros e estereoisômeros, contribuíram decisivamente para o progresso da indústria químico-farmacêutica, além do desenvolvimento da quimioterapia.

Muitos compostos orgânicos sintetizados por ele foram, mais tarde, utilizados como medicamentos, como o veronal, assim denominado em homenagem a cidade de Verona. Casou-se (1888) com Agnes Gerlach, filha de J. von Gerlach, Professor de Anatomia em Erlangen. Infelizmente enviuvou sete a nos depois ficando com três filhos.

Um deles morreu durante a primeira guerra, outro suicidou-se aos 25, e o terceiro, Hermann Otto Laurenz Fischer, foi Professor de Biochemistry na University of California, em Berkeley, até que também morreu (1960). Quando ele morreu em Berlim (1919), foi instituída a Medalha Emil Fischer pela Sociedade de Química da Alemanha.

Fonte: Só Biografias 

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica