27 de julho – Nasce o descobridor do radônio

1848 – Nasce Friedrich Ernst Dorn descobridor do elemento químico radônio de número atômico 86 e símbolo Rn



Físico alemão nascido em Guttstadt, que conseguiu isolar pela primeira vez o elemento gasoso e radioativo radônio (1900), de número atômico 86 e símbolo Rn, pertencente ao grupo 0 da tabela periódica dos elementos.



Licenciado pela Universidade de Kónigsberg tornou-se professor de física em Darmstadt e em Halle (1895), onde se dedicou a investigações sobre radioatividade.



Em Halle descobriu (1900) que as substâncias radioativas não só emitiam as radiações radiativas como também desprendiam um gás que por sua vez também era radioativo e que ele chamou de radium emanation e depois niton ou nitens, do latim significando brilhante.



A existência do elemento já havia sido prevista por Ernest Rutherford (1871-1937) e Robert Bowie Owens (1870-1940), no ano anterior, mas os muitos químicos consideram o alemão como seu descobridor.



O gás isolado por ele foi denominado posteriormente (1923) como o elemento radônio, sendo um dos integrantes do chamado grupo dos gases nobres. Estas conclusões experimentais permitiram comprovar, pioneiramente, que durante a emissão deste tipo de radiação os elementos de origem convertem-se em outros.



Tornou-se diretor do Instituto de Física em Halle, Alemanha, cidade onde faleceu. A ocorrência natural de radônio na atmosfera, um produto imediato da desintegração do rádio, incolor, inodoro e insípido, 7,5 vezes mais pesado que o ar, foi reconhecida como ameaça potencial à vida e à saúde, no final da penúltima década do século XX.



Confirmou-se então que esse gás é a causa isolada mais importante do câncer de pulmão entre não-fumantes, nos Estados Unidos. Quimicamente inerte e não inflamável, o radônio possui alta radiotoxidade e é cancerígeno por inalação. Faz parte da série radioativa do urânio, descendente direto do rádio 226. Emite raios alfa e gama e tem um período de meia-vida de 3.285 dias.

Fonte: Lemoyne, Só Biografias


Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica