26 de julho – Nasce o criador da babbitt metal

1799 – Nasce Isaac Babbitt criador da babbitt metal, liga metálica de cobre com antimônio



Inventor estadunidense nascido em Taunton, Massachusetts, especialista em criação ligas metálicas, sendo a mais famosa a babbitt metal, patenteada por ele (1839)



Como um ourives e comerciante do ramo, dedicou sua atenção para a produção de ligas, e fabricou em Taunton (1824) a primeira liga para comercialização nos Estados Unidos.



Como seu produto não deu resultado financeiramente, mudou-se para Boston (1834) para assumir um emprego de superintendente da South Boston Iron Works, mais conhecida como as fundições de Alger.



Lá ele construiu o primeiro canhão de metal nos Estados Unidos, e inventou e produziu a primeira liga metálica chamada babbitt (1839), uma liga anti-fricção feita de cobre com antimônio, usada assim extensivamente revestindo caixas para eixos e para uso em máquinas a vapor.



Ele se tornou um fabricante desta liga e por esta invenção recebeu em uma medalha de ouro de uma associação de mecânicos de Massachusetts (1841) e, posteriormente, um prêmio de $20,000 do Congresso dos EUA.



Ele patenteou este material subseqüentemente na Inglaterra (1844) e na Rússia (1847). Também foi fabricante de sabão e morreu em Somerville, Massachusetts. Não confundir com outro estadunidense, citado a seguir.


Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica