25 de julho – Morre o escritor do livro Alchymia

1616 – Morre Andreas Libavius escritor do livro Alchymia, o primeiro tratado de química ou o primeiro manual de química moderna da Europa



Médico e alquimista saxão, nascido em Halle, na Saxônia alemã, considerado o precursor da química analítica. Filho de um tecelão de linho, fez ginásio em Halle e universidade em Wittenberg e foi para Jena fazer doutorado e se tornaria professor (1588).

Com o título de poeta laureado foi para Basiléia, cursar medicina. Luterano ortodoxo e anticalvinista, envolveu-se em muitas polêmicas inúteis durante toda a vida.

Sua principal obra sempre foi um volume, o Alchymia (1597), obra que é considerada o primeiro tratado de química ou o primeiro manual de química moderna da Europa. Reeditado (1606), foi o primeiro livro sistemático de química que incluiu instruções para a preparação de diversos ácidos fortes.

Escreveu e publicou constantemente sobre química e alquimia, conseqüência de suas experiências em seu laboratório, na sua própria casa, sendo que algumas de suas obras foram publicadas sob o pseudônimo de Basilius de Varna.

Também ficou conhecido por projetar (1606) um laboratório ideal de química, cuja principal característica era ter uma sala especial para balanças. Médico em Rothenberg e inspetor de escolas, foi finalmente nomeado reitor da escola de Coburg (1607), notabilizou-se então, por sua ferrenha oposição às idéias de Paracelso.

Consta que realizou a primeira transfusão de sangue (1615) e morreu em Coburg, Alemanha.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica