19 de Julho – Nasce a criadora do radioimunoensaio

1921 – Nasce Rosalyn Sussman Yalow, criadora do radioimunoensaio e uma das ganhadoras do Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1977


Médica pesquisadora estadunidense nascida no Bronx, New York City, pesquisadora em diabetes e uma das ganhadoras do Nobel de Fisiologia ou Medicina (1977), metade do prêmio, pela descoberta e desenvolvimento de uma técnica para determinação dos níveis de insulina e hormônios no corpo, o radioimunoensaio.

Filha de uma imigrante judia-alemã, Clara Zipper, e do estadunidense de Lower East Side of New York, Simon Sussman, e assim descendente de imigrantes do leste europeu, sempre viveu em New York e graduou-se em química e física (1941) pelo Hunter College.

Aceitou o convite para ensinar física como professora assistente na University of Illinois, tornando-se a primeira mulher a ser aceita pelo College of Engineering.

Casou-se (1943) com Aaron Yalow, um estudante fellow de física, e lá recebeu seu Ph.D. em física nuclear (1945) pela University of Illinois. Voltou para o Hunter College onde ensinou física (1946-1950).

Trabalhou na equipe do Bronx Veterans Administration Hospital (1950-1980) e foi professora na Mount Sinai School of Medicine, New York City, (1968-1979). Desenvolveu importantes avanços no tratamento da diabetes.

Também foram premiados o franco-estadunidense Roger Guillemin, do The Salk Institute, San Diego, California, e o polonês-americano Andrew V. Schally, do Veterans Administration Hospital, New Orleans, Louisiana, ambos dividindo a outra metade do prêmio.


1910 – Nasce Paul J. Flory conhecido como “o cientista das macromoléculas”

Químico americano nascido em Sterling, Illinois, professor na Stanford University (1961-1975), conhecido como o cientista das macromoléculas por importantes pesquisas para a criação de plásticos e outras fibras sintéticas, ganhando, assim, o Prêmio Nobel de Química (1974) por desenvolver métodos de estudos de longas cadeias moleculares, ou macromoléculas.

De ascendência huguenote alemã e fazendeiros no novo mundo, era filho do clérigo-pedagogo Ezra Flory, e da professora Martha Brumbaugh. Desde cedo demonstrou interesse pelo estudo das ciências e em química, em particular.

Orientado pelo notável Professor Carl W. Holl, da Faculdade de Manchester, uma faculdade de artes liberal em Indiana, graduou-se em química (1931). Incentivado por Holl, entrou para a Graduate School da Ohio State University onde se aprofundou química e física e defendeu uma dissertação no campo da fotoquímica e espectroscopia sob a orientação do Professor Herrick L. Johnston. Ph.D. (1934), juntou-se ao Central Research Department da DuPont Company, para trabalhar com a equipe do extraordinário cientista Dr. Wallace Carothers, inventor do nailon e do neoprene, e se dedicou a pesquisa sobre polimerização e substâncias poliméricas.

Casou-se (1936) com Emily Catherine Tabor e o casal teve duas filhas, Susan e Melinda, e um filho, o Dr. Paul John Flory, Jr. Após a morte de Carothers (1937), juntou-se por dois anos ao Basic Science Research Laboratory da University of Cincinnati.

Durante a segunda guerra mundial trabalhou na indústria privada na pesquisa e desenvolvimento em borracha sintética, inicialmente na Esso, agora Exxon Laboratories of the Standard Oil Development Company (1940-1943) e mais tarde no Research Laboratory of the Goodyear Tire and Rubber Company (1943-1948).

Recebeu da Cornell University um convite em nome do Department of Chemistry, reforçado pelo Professor Peter J. W. Debye, então o diretor daquele Departamento, e voltou a academia (1948), onde trabalhou como pesquisador e professor de princípios da química do polímero, que se tornou numa publicação da Cornell University (1953).

A partir de então passou a desenvolver estudos mais profundos que resultaram em todas as suas importantes descobertas em macromoléculas. Mudou-se com a família para Pittsburgh (1957) para pesquisar no Mellon Institute, e aceitou ser professor no Department of Chemistry da Stanford University (1961) onde se tornou (1966) J.G. Jackson - C.J. Wood Professorship em química.

No livro intitulado Mecânica Estatística de Macromoléculas (1969), resumiu o desenvolvimento da teoria e suas aplicações até aquela data e morreu em Big Sur, California. Sua filha Susan casou-se com o Professor George S. Springer do Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade de Michigan.

Melinda casou-se com o Professor Donald E. Groom do Departamento de Física da Universidade de Utah. E o Dr. Paul John Flory, Jr., tornou-se Pesquisador Associado no pós-doutorado no Instituto Médico Nobel em Estocolmo.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica