Panasonic planeja construir uma cidade sustentável

Projeto da Panasonic em conjunto com outras oito empresas pode revolucionar a maneira como as cidades do futuro serão construídas. A cidade sustentável comporia a reconstrução dos locais atingidos pelo terremoto do Japão no inicio deste ano e de acordo com os planos será viabilizada em 2014.


A “cidade inteligente” será construída em uma área de aproximadamente 47 hectares que possuirá 1.000 residências com energia limpa e eco consciente. No entanto, a ideia não é desenvolver uma cidade que consuma menos energia. A “cidade inteligente de Fujisawa sustentável” tem como objetivo evoluir ao longo das gerações para um modelo estrutural que além de economizar os recursos energéticos seja capaz de gerá-los a partir do zero. As empresas pretendem mostrar como a união das tecnologias pode ser utilizada em projetos que beneficiem o meio ambiente.

As casas que formarão a primeira cidade sustentável não serão completamente inéditas; a novidade consiste apenas na tecnologia empregada. A estrutura do telhado contará com um painel solar moderno, no interior das casas será incorporada uma bateria como base de armazenamento energético. O transporte pelas ruas dessa cidade modelo será feito através de veículos elétricos. Sensores em rede serão responsáveis por setores como a iluminação pública.

A Fujisawa “verde” pode ser entendida como uma vila sustentável construída como as mais eficientes e modernas tecnologias. A Panasonic pretende utilizar a cidade como modelo para outras comunidades maiores no Japão e em outros locais. De acordo com o planejamento, as casas serão ocupadas em 2014; a cidade estará completamente habitada até no máximo 2018. 

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica