Estudo Consegue Criar Super Vidro

Um grupo de cientistas norte-americanos e chineses conseguiu organizar os átomos de um tipo de vidro em estruturas ordenadas como cristais. A novidade é descrita na edição desta semana da revista "Science", divulgada nesta sexta-feira (16).

O vidro comum encontrado em janelas é uma substância com átomos sem um arranjo definido. Agora, com a ajuda de uma bigorna feita de diamante, pedaços de vidro metálico com centímetros de comprimentos e extremamente finos foram submetidos a uma pressão de 250 mil atmosferas e tiveram seus átomos reunidos no formato de um único cristal.

A princípio, os cientistas não estavam à procura da nova estrutura para os átomos do material - apenas estudavam como o vidro metálico se comporta em condições extremas como a de alta pressão.

Vidros metálicos são feitos a partir de ligas de dois elementos químicos: o alumínio e o cério. Resistentes à corrosão e ao desgaste, são materiais com propriedades magnéticas especiais e são usados em dispositivos antifurtos.

As características dos vidros metálicos são estudadas há meio século. Desde 1982, os cientistas descobriram que os átomos desses materiais conseguem se organizar em pequena escala. Faltava saber como obter o mesmo efeito com muitos átomos de uma vez sendo ordenados.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica