20 de Junho - Nasce Frederick G. Hopkins Nobel em 1929

1861 – Nasce Frederick Gowland Hopkins, nobel de medicina em 1929, pela descoberta das vitaminas do crescimento

 Bioquímico britânico nascido em Eastbourne, East Sussex, Inglaterra, descobridor da importância das vitaminas na dieta alimentar. Formado na University of London (1894), ensinou química fisiológica no Trinity College, University of Cambridge (1899-1943).

Publicou importante trabalho sobre proteínas (1901) e demonstrou que certos aminoácidos deveriam ser administrados através de dietas (1907) e que a vida animal dependeria da presença no organismo de uma mistura de proteínas, gorduras e carboidratos.

Descobriu a importância das vitaminas (1912) que ele chamou de accessory substances, na prevenção e tratamentos de raquitismo, escorbuto, beribéri, tornando-se assim, pioneiro na demonstração da existência destas substâncias e sua importância no balanceamento na dieta alimentar.

 Isolou a tripeptide glutathione de tecidos vivos (1921) e mostrou sua importância no processo de oxidação em células. Nomeado cavaleiro (1925), ganhou o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina (1929) com o higienista alemão Christiaan Eijkman, pela descoberta das vitaminas promotoras do crescimento, e morreu em Cambridge.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica