13 de Junho – Nasce um dos criadores da termodinâmica

1831 – Nasce James Clerk Maxwell, um dos criadores da termodinâmica

Professor, filósofo, astrônomo e brilhante matemático e físico escocês nascido em Edimburgo, capital do país, que desenvolveu contribuições fundamentais para a Eletrodinâmica e para o desenvolvimento de estudos sobre a natureza da luz e a teoria da cinética dos gases, porém mais conhecido por sua formulação da teoria eletromagnética.

Órfão de mãe desde os 8 anos de idade, aos 14 anos apresentou seu primeiro paper científico, On the Description de Oval Curves, sobre um método mecânico de traçar curvas ovais. Aos 16 entrou para a universidade local e depois no Trinity College, de Cambridge (1850), onde ganhou fama e muitos prêmios em matemática.

Formado em matemática (1854), passou a ensinar no King's College, Londres. Foi professor de filosofia natural no Marischal College (1855-1860), em Aberdeen , Escócia, e, pouco depois, no King's College (1860-1865), em Londres.

Neste período realizou desde estudos sobre as cores até a natureza dos anéis de Saturno (1857) e demonstrou que a energia cinética das moléculas dependia de sua temperatura (1860).

Essencialmente um matemático de alto nível, decidiu abandonar o magistério e foi morar em sua propriedade particular, no sudoeste da Escócia (1865), onde escreveu seu notável Tratado sobre eletricidade e magnetismo, onde apresentou as equações básicas e fundamentais do eletromagnetismo, uma parte da física que investiga as propriedades dos campos elétricos.

Este documento era uma análise matemática completa e precisa das teorias eletromagnéticas de Faraday, do qual era muito amigo. Voltou ao mundo acadêmico (1871) quando concordou em assumir a recém-criada cátedra de física experimental de Cambridge, onde planejou e desenvolveu o famoso Laboratório Cavendish.

Divulgou seu célebre tratado (1873), onde propôs que um campo magnético pode se propagar através de ondas e expôs a teoria eletromagnética da luz  (1875), estabelecendo as conhecidas equações de Maxwell, em que demonstrou que a ação eletromagnética ocorria em ondas transversais semelhantes às da luz.. Inventou a lente olho-de-peixe, estudou o comportamento dos gases rarefeitos e recebeu um prêmio da Universidade de Cambridge como autor da teoria sobre a cinética dos gases.

Entre suas muitas publicações destacaram-se Theory of heat (1871), Treatise of electricity and magnetism (1873) e Matter and motion (1876) e morreu em Cambridge, Cambridgeshire, England. Maxwell: unidade de medida de fluxo de indução magnética no sistema c.g.s. eletromagnético, igual a 10-8 Wb.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica