01 de Maio – Nasce o Criador do Ciclo de Carnot

1796 – Nasce Nicolas Léonard Sadi Carnot, criador do Princípio ou Ciclo de Carnot ou segunda lei da termodinâmica

Físico e engenheiro francês nascido e morto em Paris, considerado o fundador da ciência da termodinâmica. Filho mais velho de uma importante figura da Terceira República Francesa, o grande matemático Lazare Carnot, tio dos irmãos Sadi Carnot (1837-1894), presidente da França (1887-1894), e de Adolphe Carnot, químico da Académie des Sciences (1895), estudou na Escola Politécnica.

Assumiu (1827) o posto de capitão de engenharia no Exército francês, mas trocou a carreira militar (1828) para se dedicar às pesquisas científicas.

Considerado o fundador da ciência da termodinâmica, a partir de sua famosa tese Réflexions sur la puissance motrice du feu et sur les machines propres à développer cette puissance (1824), demonstrando que o rendimento teórico máximo de qualquer máquina térmica não depende das propriedades dos fluidos e sim das temperaturas dos corpos entre os quais se processa em última instância a transferência de calor - o Princípio ou Ciclo de Carnot ou segunda lei da termodinâmica, que constituiria mais tarde a base da termodinâmica.

Morreu vitimado pela cólera em Paris e, embora básica para o progresso da termodinâmica, sua obra permaneceu ignorada por seus contemporâneos durante cerca de dez anos, até que Émile Clapeyron a divulgou no Journal de l'École Polytechnique.


1917 – Nasce William Standish Knowles, um dos vencedores do Nobel de Química em 2001, Por produzir catalisadores para a síntese assimétrica de moléculas quirais. Knowles e Noyori: (50% do prêmio) pelos estudos sobre a produção dessas moléculas em reações de hidrogenação Sharpless (50% do prêmio) por pesquisar sobre o fenômeno em reações de oxidação)



Químico estadunidense nascido em Taunton, Massachusetts, que dividiu metade do Prêmio Nobel de Química (2001) com o japonês Ryoji Noyori, da Universidade de Nagoya: ambos estudaram a produção de moléculas catalisadoras para a síntese assimétrica de moléculas quirais em reações de hidrogenação.



Filho de um homem de negócios e de uma professora, recebeu esmerada educação e graduou-se em química  na Harvard (1939), doutorou-se (1942) pela Universidade de Colúmbia, e entrou para a Monsanto Company, em Saint Louis, Missouri (1944), onde trabalhou até se aposentar (1986), passando a morar nas proximidades de New Bedford e prestar assessorias.



A partir de descobertas anteriores, viu que era possível usar metais de transição para fazer catalisadores quirais para a reação de hidrogenação e obter o enantiômero desejado como produto final. A descoberta permitiu desenvolver a síntese industrial do aminoácido L-dopa, usado no tratamento do mal de Parkinson.



A outra metade foi para o americano Barry Sharpless, do Instituto de Pesquisa Scripps, que pesquisou o mesmo fenômeno em reações de oxidação. Merecedor de muitas honrarias entre os vários prêmios recebidos também foram notáveis os IR 100 Awards for Asymmetric Hydrogenation (1974), St. Louis ACS Section Award (1978), Monsanto Thomas and Hochwalt Award (1981), ACS Award for Creative Invention (1982) e The Organic Reactions Catalysis Society - Paul N. Rylander Award (1996).


Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica