LHC completa 100 milhões de colisões

O maior acelerador de partículas do mundo, o LHC bateu um recorde ao cruzar uma "fronteira simbólica" com 100 milhões de colisões por segundo, anunciou o presidente do conselho do Cern (sigla francesa para Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), Michel Spiro. O recorde ocorreu por volta das 2h de segunda-feira.


 
Um mês atrás, o LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons) havia estabelecido um recorde de luminosidade correspondente a 10 milhões de colisões por segundo. "Agora multiplicamos esta marca por dez", disse Spiro à AFP.

Fazendo colidir feixes de prótons que circulam em sentidos opostos em um anel de 27 quilômetros de circunferência, o LHC tem como objetivo recriar as condições de extrema energia da primeira fração de segundo depois do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.

Os físicos buscam, em particular, um elo perdido da teoria de partículas, o famoso bóson de Higgs, a "partícula de Deus", que se acredita tenha transformado a massa amorfa de partículas em matéria sólida no nascimento do Universo.

Fonte: Folha

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica