Cientistas criam plástico capaz de se auto-regenerar

pPesquisadores norte-americanos desenvolvem um tipo de plástico com propriedades regenerativas.

 

O polímero elástico criado por pesquisadores da Universidade de Illinois pode se regenerar, ainda que submetido a variações de temperatura e pressão. O intuito dos pesquisadores era desenvolver um produto com características similar as da pele humana. 

O plástico elaborado é constituído por uma camada de polímero unido a uma base por uma cola bastante resistente; a base possui uma rede de comunicação tridimensional de micro canais. 

A camada mais superficial contém partículas catalisadoras, os ductos da base estão preenchidos com um agente líquido que interage com raios ultravioletas. Diferentemente de polímeros convencionais como o poliestireno, o polímero elástico não é formado por ligações covalentes fortes.

Durante testes para precisar a eficiência do material desenvolvido, os pesquisadores romperam a estrutura do plástico e após 10 horas notaram que o catalisador se configurou em um polímero e preencheu os espaços. 

Os cientistas conseguiram repetir o processo com o mesmo material por mais sete vezes, mas acreditam que com pequenos ajustes o poder auto-regenerativo será bem maior. O fator principal do invento é o elemento radioativo que permite que o material sofra influências dos raios UV e consiga unir suas partículas diversas vezes.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica