Aparelhos do futuro conseguem carregar a si mesmos

Projeto está entre 6 finalistas de programa de tecnologias emergentes. Dois vencedores devem receber até 100 milhões de euros em 10 anos.


Luva com sistema piezoelétrico capta energia do movimento dos dedos do usuário. O laboratório suíço responsável pelo desenvolvimento da tecnologia está entre os seis finalistas da campanha 'Future and Emerging Technologies', organizada pela Comissão Europ (Foto: Valentin Flauraud/Reuters).


Cientista do instituto federal de tecnologia da Suíça demonstra uma cadeira de rodas controlada por ondas cerebrais, parte do projeto batizado de 'Anjos da Guarda'. Trata-se de uma tecnologia que faz com que os aparelhos eletrônicos dispensem a necessidade de terem suas baterias carregadas por ações humanas. Em vez disso, eles passam a 'cuidar de si próprios', alimentando-se de diversas formas de energia disponíveis no ambiente. No exemplo da cadeira de rodas, a energia produzida pelo movimento alimenta o computador que faz a leitura das ondas cerebrais (Foto: Valentin Flauraud/Reuters)

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica