24 de Maio – Nasce Fahrenheit inventor do termômetro

1686 - Nasce Fahrenheit inventor do termômetro de álcool e o de mercúrio e da escala Fahrenheit de medição de temperatura 


Inventor, físico e químico germânico nascido na cidade alemã de Danzig, depois Gdansk, Polônia, famoso por ter inventado o termômetro de álcool (1709) e o de mercúrio (1714) e a escala Fahrenheit de medição de temperatura (1724). 

 Estudou e viajou pela Grã-Bretanha e pelos Países Baixos e morou e trabalhou em Amsterdã, onde começou como comerciente e se tornou fabricante de instrumentos científicos.

Descobriu um método para limpar o mercúrio de forma que este não aderisse a um tubo de vidro e isto seria essencial para a invenção do seu termômetro de mercúrio.

Após conhecer o físico Willem Jacob's Gravesande, foi convencido a se dedicar à física experimental, em especial à fabricação de aparelhos meteorológicos.

Passando a maior parte da vida entre a Holanda e a Inglaterra, onde se especializou na construção de aparelhos meteorológicos, passou a se dedicar ao aperfeiçoamento dos processos e técnicas de fabricação  de instrumentos como termômetros, barômetros, higrômetros e aerômetros, especialmente com o objetivo de obter leituras mais precisas.

Começou a produzir os termômetros a álcool (1709) com a escala termométrica inventada (1708) pelo germânico Ole Römer. Inventou o termômetro de mercúrio (1714), substituindo assim, o álcool pelo mercúrio na confecção deste tipo de aparelho.

Morreu em Haia, Holanda, e sua grande contribuição a ciência foi à criação da escala Fahrenheit, uma nova escala uniforme de leitura da temperatura, utilizada até os dias de hoje nos países anglo-saxões, onde a temperatura de congelamento da água ou fusão do gelo à pressão de uma atmosfera está a 32°F (0°C) e a de ebulição, ponto máximo, a 212°F (100°C).

Para criar os pontos fixos de temperatura de sua escala, aperfeiçoou as técnicas desenvolvidas por Römer, a quem visitara anteriormente (1708): levou a temperatura de uma mistura de água de gelo e sal como o ponto baixo e a temperatura de corpo humana como o ponto alto. O espaço entre ele dividiu em 96 graus.

Ajustou depois ligeiramente a balança para não ter frações nos pontos de gelo e de ebulição de água.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica