21 de Maio – Morre William Nicholson descobridor da eletrólise

1934 – Nasce Bengt Samuelsson, um dos Nobel de Medicina em 1982, pela divulgação de novos conhecimentos sobre as funções das prostaglandinas das substâncias biologicamente ativas



Bioquímico sueco nascido em Halmstad, pesquisador do Instituto Karolinska, em Estocolmo, co-vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina (1982), com seu colega de Instituto, o também bioquímico sueco Sune Bergström, e o químico e farmacólogo inglês de Tardebigg, John Vane, do Wellcome Research Laboratories, Beckenham, pela divulgação de novos conhecimentos sobre as funções das prostaglandinas das substâncias biologicamente ativas.

Filho de Anders e Kristina Samuelsson estudou medicina na Universidade de Lund, onde casou com a colega Karin Bergstein, com quem teve um filho, Bo, e duas filhas, Elisabet e Astrid. Depois seguiu para o Instituto Karolinska, em Estocolmo para estudar bioquímica e medicina. Tornou-se docente em química médica (1960) e obteve o MD no Karolinska (1961).

Após um ano como pesquisador fellow do Departamento de Química da Harvard University, Cambridge, Mass., U.S.A., retornou ao Instituto Karolinska. Foi nomeado professor de química médica da Faculdade Real de Veterinária, em Estocolmo (1967).

Depois foi para o Instituto Karolinska, como professor e chairman do departamento de química fisiológica. Depois foi deão (1978 to 1983), da faculdade de medicina e tornou-se reitor do Instituto Karolinska. Sir John Vane retirou uma substância do pulmão de ratos que fazia a artéria aorta deles se contrair (1969).

Ele percebeu que o efeito cessava na presença da aspirina e de outras drogas antiinflamatórias. Algum tempo depois, o bioquímico sueco mostrou que a substância descoberta por Vane continha uma prostaglandina.

A informação permitiu juntamente com sua própria pesquisa que Vane propusesse o mecanismo de ação da aspirina. A grande conclusão dele era que a aspirina reduz dor, inflamação e febre porque bloqueia a ação das prostaglandinas produzidas pelo corpo.


1815 – Morre William Nicholson descobridor da eletrólise


Químico e inventor, engenheiro hidráulico, escritor, tradutor e conferencista inglês nascido em Londres, editor do Journal of Natural Philosophy, Chemistry, and the Arts, a mais precoce publicação periódica do gênero dentro de Inglaterra, descobridor da eletrólise que tornou-se um processo básico para a pesquisa química e para a indústria.

Inventou um hidrômetro (1790) para medir densidade de líquidos e um aerômetro e descobriu uma maneira de decompor água por elétrica corrente, utilizando a corrente elétrica da bateria criada por Alessandro Giuseppe Volta (1745-1827), ou seja, realizou pioneiramente a eletrólise da água (1800) e escreveu An introduction to natural philosophy.

No mesmo ano, alguns meses depois, o químico alemão Johann Wilhelm Ritter (1776-1810) também desenvolveu esta experiência, utilizando a corrente elétrica da bateria criada por Volta para decompor da água em seus componentes hidrogênio e oxigênio, ambos em forma de gás.

A descrição do processo de usar eletricidade para decompor a água em hidrogênio e oxigênio foi feita (1800) em conjunto com outro cientista britânico, o Anthony Carlisle (1768-1840), mas combinar os gases para produzir eletricidade e água foi à grande descoberta de William Grove (1811-1896) e ele chamou o dispositivo desta experiência como à bateria a gás, a primeira célula a combustível. Morreu em Bloomsbury, Londres.

Não confundir com o norte-americano William Nicholson, que foi durante muitos anos produtor de televisão e autor de textos para televisão, teatro e cinema, nem também com o cientista John William Nicholson (1881-1955).

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica