18 de Maio – Nasce o Criador dos CFC's

1889 – Nasce Thomas [Christopher] Midgley Jr. descobridor da importância do tetraetil para a gasolina (1922) e inventor dos CFCs

Engenheiro mecânico e químico americano nascido em Beaver Falls, Pa, descobridor da importância do tetraetil para a gasolina (1922) e pela invenção dos CFCs, e notabilizado também pela criação de um processo para extração de bromina de água do mar. Filho de um  inventor imigrante de Londres, cresceu na Pennsylvania e Ohio e graduou-se na Cornell University (1911).

Obteve seu Ph.D. em engenharia na Cornell (1916) e passou a trabalhar no Dayton Engineering Laboratories Company, a Delco, mais especificamente no Charles Kettering's Lab, em Dayton, Ohio, onde Charles Kettering (1876-1958) estava comercializando uma máquina a querosene, especialmente indicada para sistemas de iluminação em fazendas.

O equipamento produzia um horrível barulho e ele achou que isso tinha a ver com o combustível. Inicialmente ele introduziu iodo no querosene e reduziu o barulho, mas insatisfeito ainda, continuou procurando um aditivo antidetonante melhor.

Depois de seis anos (1921) descobriu o tetraetil como composto ideal e, assim, a gasolina enriquecida com etilo invadiu a América. Restou o problema da toxicidade que permaneceu insolúvel durante sessenta anos, até ser introduzido o conversor catalítico para combater os poluentes gerados na queima dos combustíveis fósseis e permitindo uma melhor evolução para a indústria automobilística.

Sua imediata e grande contribuição foi a invenção de unidades de refrigeração usando substâncias químicas como dióxido de enxofre e amônia. Pressionado para inventar algo mais eficiente descobriu o revolucionário dicloroflourometano, o primeiro do Freons ou CFCs, que se tornaram largamente empregados nas indústrias de pesticidas dos plásticos e dos propelentes. Comercialmente seu gás foi introduzido como Freon-12.

Embora os Freons não fossem tóxicos e tenham servido e bem por um longo tempo, descobriu-se que eles estavam  reduzindo a camada de ozônio, protetora do globo terrestre e, então elas passaram a ser substituindo por novas substâncias químicas cloro-livres.

Tornou-se vice-presidente da Ethyl Gasoline Corporation (1923), vice-presidente da Kinetic Chemicals, Inc. (1930) e director da Ethyl-Dow Chemical Company (1933) e diretor e vice-presidente da Ohio State University Research Foundation  (1940-1944).

Também foi chefe de um departamento do National Defense Research Committee durante a segunda guerra mundial, onde desenvolveu dispositivos para propulsão de torpedos aéreos e bombas.

Também pesquisou compostos naturais e sintéticos, como a borracha, e os primeiro catalizadores para o cracking dos hidrocarbonetos. O criador de tantos inventos que modificaram a vida dos americanos contraiu pólio quando aos 51 anos e, após perder o uso das pernas, ele inventou um dispositivo que o permitia sair de cama.

Desgraçadamente em segundo dia de novembro (1944), ele enroscou-se no fatídico dispositivo e morreu estrangulado, em Worthington, Ohio. Também estudou história, adorava música e escreveu poesias.



1901 - Nasce Vincent Du Vigneaud, Nobel de Química em 1955, por seu trabalho na bioquímica do enxofre e, especialmente, pela síntese pioneira de um hormônio polipeptídio

Bioquímico estadunidense nascido em Chicago, Illinois, formado nas universidades de Illinois e Rochester e notável pesquisador em síntese de hormônios. Filho do inventor e projetista mecânico Alfred du Vigneaud e de Mary Theresa.

Foi educado em Chicago e obteve o B.Sc. degree (1923) e o M.Sc. (1924) da University of Illinois. Durante um ano (1924-1925) foi assistente em bioquímica do Dr. W.G. Farr no Philadelphia General Hospital e serviu no staff da Graduate School of Medicine of Pennsylvania University.

Trabalhou com o Professor J.R. Murlin e submeteu uma tese a School of Medicine of Rochester University com a qual ganhou seu Ph.D (1927). Fellow do National Research Council, trabalhou com o Professor J.J. Abel na Johns Hopkins University Medical School, com o ProfessorGeorge Barger na Edinburgh University Medical School e com o Professor Charles R. Harington na London University College Hospital.

Retornou à América e juntou-se ao Physiological Chemical Staff da University of Illinois e tornou-se professor (1932) e Head of the Biochemistry Department da George Washington University School of Medicine.

Trabalhou no Cornell University Medical College (1938-1975), onde fez importantes pesquisas em insulina, vitaminas, aminoácidos e na síntese da penicilina e, pela primeira vez, obteve a síntese de um hormônio da pituitária, oxytocin (1953).

Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1955) pela síntese pioneira de um hormônio polipeptídeo. Sintetizou outro hormônio, o vasopressin, com seus assistentes (1956). Foi casado (1924) com Zella Zon Ford e tiveram um filho, Vincent, Jr. (1933- ), e uma filha, Marilyn Renée (1935- ) e morreu em White Plains, New York.

Fonte: Lemoyne, Só Biografias

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica