15 de Maio - Nasce Pierre Curie, Nobel de Física em1903

1815 - Nasce Pierre Curie, Nobel de Física em 1903 juntamente com a sua esposa Marie Curie e o também físico Antoine-Henri Becquerel, pela descoberta da radioatividade espontânea e os estudos dos fenômenos dessa radiação

Casal Curie
Físico francês nascido em Paris, que com a esposa formou o mais brilhante casal de pesquisadores da história, o casal Curie

O pai, um médico apaixonado pela matemática, desempenhou papel fundamental em sua formação científica, incentivando-o nos estudos de geometria espacial, disciplina para a qual demonstrava grande aptidão. 

Aos 18 anos formou-se em ciências e ocupou o cargo de pesquisador de laboratório na Sorbonne. 

Ali conheceu a polonesa Marie Sklodowska, com quem se casou (1895), mesmo ano em que obteve o grau de doutor defendendo uma tese sobre eletromagnetismo. 

O casal Curie formou uma notável parceria e fez grandes descobertas. 

Dois anos depois da descoberta da radioatividade por Antoine Henri Becquerel, ele e sua mulher, criadores do termo radiatividade, trabalhando em um modestíssimo laboratório da Escola de Física e Química de Paris, onde ensinava física, encontraram fontes radiativas muito mais fortes que o urânio: um eles chamaram de polônio em homenagem a Polônia e o outro de rádio assim chamado depois que o casal Curie constatou nesse elemento o fenômeno físico descrito por Becquerel (1896) e que ele chamou radioatividade, ambos de importância fundamental no grande avanço que seus estudos imprimiram ao conhecimento da estrutura da matéria. 

Isolaram o rádio e o polônio e verificaram que o rádio era tão potente que podia provocar ferimentos sérios e até fatais nas pessoas que dele se aproximassem. 

Nas pesquisas dos Curie, ele dedicava-se ao estudo da radioatividade e Marie se ocupava dos tratamentos químicos, particularmente no da pechblenda ou uraninita, mineral no qual havia sido detectada uma radioatividade superior à do urânio puro. 

Os trabalhos de pesquisa do casal tornaram possível o aproveitamento das propriedades radioativas dos elementos químicos e a criação de tecnologias relacionadas ao uso dos raios X e da energia nuclear. 

Dividiram o Prêmio Nobel de Física (1904) com Becquerel, por seus trabalhos com radioatividade. 

Ingressou na Academia de Ciências (1905) e um ano depois (19/04/1906) morreu atropelado em Paris, ao sair de um almoço na Associação de Professores da Faculdade de Ciências.

Entre suas obras escritas as mais importantes foram: Investigações sobre as propriedades magnéticas do aço temperado, Pesquisas sobre as substâncias radioativas, A isotopia e os elementos isótopos e Tratado da radioatividade.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica