08 de Maio – Nasce H. RobertHorvitz, Nobel de Medicina em 2002

1947 – Nasce Howard Robert Horvitz, Nobel de medicina em 2002, pelo desenvolvimento de pioneiros trabalhos de biologia sobre o desenvolvimento e a morte celular programada, a apoptose.


Biólogo norte-americano nascido em Chicago, Estados Unidos, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Cambridge, MA, USA, que dividiu igualmente o Nobel da Medicina (2002) com mais dois pesquisadores, o neurobiologista sul-africano Sydeny Brenner do The Molecular Sciences Institute Berkeley, CA, USA, e o britânico John Sulston da The Wellcome Trust / Sanger Institute Cambridge, UK, pelas pesquisas pioneiras para o desenvolvimento de trabalhos de biologia do desenvolvimento e da morte celular programada, a apoptose, também conhecido como suicídio celular.

Graduou-se e doutorou-se em biologia pela Universidade de Harvard (EUA) e passou (1978) a pesquisador do departamento de biologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT/EUA), onde permanece até hoje. Obteve o M.A. Biology (1972) e Ph.D. Biology (1974), ambos na Harvard University, e tornou-se no MIT Cambridge, MA, (1978) Assistant Professor de Biologia, (1981) Associate Professor de Biologia, MIT, Cambridge, MA e (1986) Professor de Biologia.

Ainda no MIT tornou-se (1988) Investigator, Howard Hughes Medical Institute. Seus estudos começaram nos anos 70, em complemento às investigações de Brenner e Sulston,  e descobriu e caracterizou genes-chave no processo de controle da morte celular do verme nematódeo Caenorhabditis elegans.

Mostrou como esses genes interagem uns com outros no processo de morte celular e que há genes humanos correspondentes. Para saber se havia um programa genético de controle da morte celular, usou o C. elegans e publicou (1986) a identificação das primeiras duas seqüências de genes da morte, o ced-3 e o ced-4.

Esses genes são pré-requisitos para a execução da morte celular. Ele identificou ainda outro gene, o ced-9, que protege as células da morte ao interagir com os genes ced-3 e ced-4 e provou que o genoma humano contém um ced-3 que corresponde ao do nematóide em estudo.

Antes do Nobel já tinha sido homenageado com (1986) o Spencer Award in Neurobiology, (1988) o U.S. Steel Foundation Award in Molecular Biology, (1991) Membro da U.S. National Academy of Sciences, (1993) o V.D. Mattia Award do Roche Institute of Molecular Biology, (1994) o Hans Sigrist Award, (1995) o Charles A. Dana Award, (1996) o Ciba-Drew Award for Biomedical Science, (1998) o Rosenstiel Award, (1998) o Passano Award for the Advancement of Medical Science, (1998) o General Motors Cancer Research Foundation, Alfred P. Solan Jr. Prize, (1999) o Gairdner Foundation International Award, (2000) o Paul Ehrlich and Ludwig Darmstaedter Prize, (2000) o Segerfalk Award, (2000) o March of Dimes Prize in Developmental Biology, (2000) o Louisa Gross Horwitz Prize for Biology or Biochemistry, ( 2000) o Charles-Leopold Mayer Prize da French Academy of Sciences, (2001) o Bristol-Myers Squibb Award for Distinguished Achievement in Neuroscience e (2001) a Genetics Society of America Medal.


1794 - Antoine Lavoisier foi condenado à morte pelo Tribunal Revolucionário Francês e executado na guilhotina.

Fonte: Só Biografias, Lemoyne.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica