Sal híbrido combate a malária


O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos/Fiocruz) está desenvolvendo um produto inovador para combater a Malária. O sal híbrido Mefas é um insumo farmacêutico ativo (IFA) resultante da combinação de duas substâncias: artesunato e mefloquina, ambas são derivadas da artemísia annua, uma planta medicinal encontrada principalmente no Sudeste Asiático e que é cultivada também no Brasil. O estudo tem a colaboração do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas).

O novo fármaco representa uma evolução no tratamento da doença que é a maior causa de morbidade e mortalidade no mundo· Presente em mais de 100 países e ameaça metade da população mundial. Por ano, ocorrem de 350 a 500 milhões de casos de malaria no mundo, e mais de 1 milhão de mortes. 99% dos casos de malária no Brasil se encontram na bacia Amazônica.

Atualmente, Farmanguinhos produz o ASMQ, formulação em dose fixa combinada de artesunato e mefloquina, medicamento mais indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento da malária. Apesar da comprovada eficácia do medicamento, o paciente não está livre de efeitos colaterais. Para aliviar esses possíveis desconfortos, pesquisadores da área de síntese orgânica do Instituto, liderados pela pesquisadora Núbia Boechat, trabalham no novo sal híbrido.

Mefaz
Estudos têm mostrado que o Mefas é mais eficaz contra a malária do que os medicamentos artesunato e mefloquina, tanto usados separadamente quanto sob a forma do ASMQ. Além disso, segundo Núbia, o Mefas causa menos efeitos colaterais, pois o sal híbrido não apresentou toxicidade mesmo quando utilizado em dose 100 vezes superior à necessária.

A Malária

A Malária causada pelo protozoário PLASMODIUM FALCIPARUM, é a forma mais grave da doença e está associada com as maiores concentrações de parasitas no sangue. A Malária é caracterizada pela ocorrência de paroxismos febris recorrentes que são irregulares e que, em casos extremos, podem se associar a manifestações agudas no cérebro, rins e trato gastrointenstinal. 

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica