Prêmio Nobel - A História do Prêmio


Alfred Bernhard Nobel tornou-se conhecido por ter seu nome ligado ao prêmio máximo dado aos destaques conhecidos mundialmente na literatura, nas ciências e nas atividades pacifistas. Foi o inventor da dinamite, da gelatina explosiva e de outros detonantes. Iniciou seus estudos em Estocolmo, Suécia, e em São Petersburgo, Rússia, onde seu pai - engenheiro - tinha uma fábrica de nitroglicerina. Aos 16 anos, o moço Alfred já era poliglota e um químico experiente.


Após o aperfeiçoamento em química, que ocorreu na França, foi trabalhar nos Estados Unidos. De volta a São Petersburgo começou a fazer experimentos com a nitroglicerina líquida, inventada em 1946, pelo italiano Ascanio Sobrero.

Voltou à Suécia, em 1859, onde fez pesquisas e produziu explosivos à base desta substância. Um acidente em seu laboratório, provocou a morte de seu irmão Emil. Isto o estigmatizou como cientista louco e o governo proibiu a reconstrução de sua fábrica.

Nobel não se deu por vencido; continuou suas pesquisas com o objetivo de manusear a nitroglicerina com segurança. Após muitos estudos resultaram a dinamite e o detonador, como também o desenvolvimento de um explosivo mais poderoso, a nitroglicerina gelatinizada. Com estes inventos patenteados, mais a exploração de preços de petróleo na Rússia, tornou-se milionário.

Decepcionado com a utilização de seus inventos para fins bélicos, e sem herdeiros, Nobel doou seus bens para a instituição da Fundação Nobel. Seria uma fundação que se encarregaria de premiar anualmente os destaques em Literatura, Economia, Física, Química e Pacifistas - aqueles que fizessem algo pela paz mundial.


A cerimônia de premiação é realizada anualmente em Oslo, Noruega, e em Estocolmo, Suécia, em 10 de dezembro, dia do aniversário da morte de Nobel. Várias instituições participam da escolha dos premiados, entre as quais a Academia Real de Ciências da Suécia para a Física, Química e Economia; a Academia de Literatura da Suécia; e o Comitê Nobel da Noruega, este último responsável pela entrega do Prêmio da Paz.

Anualmente, cada comitê manda convites aos meios científicos de vários países, pedindo-lhes para nomear seus eventuais candidatos. As nomeações são recebidas pelos comitês e, depois de serem estudadas e analisadas por especialistas, são transmitidas às instituições que votam para escolher os vencedores. Os escolhidos recebem uma medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, gravada com o seu nome, um diploma e um prêmio em dinheiro.

Algumas curiosidade sobre o Prêmio Nobel:
  • Dizem que as verdadeira motivações para Alfred Nobel criar o prêmio, deveu-se ao fato de um jornal sueco ter noticiado sua morte, quando na verdade, quem tinha morrido fora um de seus irmãos. Nobel, queria encontrar um meio de não ser esquecido, quando de sua verdadeira morte.
  • Nos anos de 1938 a 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, não houve prestigiados com o Nobel da Paz.
  • Da mesma fora, de 1914 a 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, não houve atribuições do Prêmio Nobel da Paz, apenas em 1917, ainda durante a guerra, a Cruz Vermelha foi laureada, ficando 1918, também sem nomes ao prêmio.
  • Dizem que não há um Nobel da Matemtática, por que Alfred Nobel teria sido preterido por uma moça a qual pediu em casamento, por um matemtático.
  • Em 1937, Hitler proibiu alemâes de receberem o Prêmio Nobel, por que este havido sido concedido a um jornalista anti-nazista, em 1935.
 Fonte: Porto das CrônicasMorasha.comTipografia Virtual

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica