28 de Abril – Nasce o Nobel de química de 2001

1941 – Nasce Karl Barry Sharpless ganhador do Nobel de química, 2001

Químico estadunidense nascido em Philadelphia, Pennsylvania, do Instituto de Pesquisa Scripps, contemplado com metade o Prêmio Nobel de Química (2001) pela produção de moléculas catalisadoras para a síntese assimétrica de moléculas quirais em reações de oxidação.

Educado numa escola Quaker de Philadelphia, graduou-se na Friends' Central School (1959) e entrou para o Philadelphia for Dartmouth College (1959), onde estudou química e biologia. Graduou-se em química em Dartmouth (1963) e casou-se em Palo Alto (1965) com Jan Dueser.

Doutorou-se em química (1968) pela Universidade de Stanford e depois desenvelveu um trabalho de post-doctoral na Stanford University e na Harvard University. Foi professor no Massachusetts Institute of Technology e Stanford University e passou (1990) a lecionar química no Scripps Research Institute, em La Jolla, como um W. M. Keck professorship.

Teve sucesso reconhecido com seus experimentos (1980), o que lhe permitiu criar um catalisador à base de titânio que hoje leva seu nome e é adotado em todo o mundo.

Os outros 50% do prêmio foi parra o americano William Knowles, da Companhia Monsanto, e o japonês Ryoji Noyori, da Universidade de Nagoya, por desenvolverem a produção do mesmo tipo de moléculas, porém em reações de hidrogenação.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica