23 de Abril - Nasce Max Planck Percurso da Teoria Quântica

1858 - Nasce Max Planck



Físico alemão nascido em Kiel, Schleswig-Holstein, que criou as bases da ciência moderna ao formular a teoria da descontinuidade da energia e estabelecer o conceito de quantum, ambos princípios da mecânica quântica. 

Descendente de uma família de teólogos e juristas, interessava-se tanto por música quanto pelas disciplinas científicas. Seguiu com o pai para Munique (1867), onde estudou no Ginásio Maximilian e, depois, na universidade local.

 Chegou a ter dúvidas em seguir a carreira musical ou os estudos científicos, até que passando por Berlim, assistiu cursos dados por Kirchkoff e Helmholtz, o que lhe despertou o interesse pela termodinâmica.
Decidiu-se pela física e, de volta a Munique, concluiu seu doutorado (1879), defendendo o segundo princípio da termodinâmica. Nomeado professor de física da Universidade de Kiel (1885), com a morte de Kirchkoff, assumiu a cátedra de física teórica da Universidade de Berlim (1887), onde foi posteriormente reitor, e se dedicou à carreira acadêmica até o fim da vida, sendo distinguido com inúmeras honrarias. 

Durante uma reunião da Sociedade Alemã de Física (1900), apresentou a noção de quanta elementar de ação, onde afirmava que as trocas de energia não aconteciam de forma contínua e sim em doses, ou pacotes de energia, que ele chama de quanta, ou seja, formulou as leis da radiação do corpo negro, abrindo caminho para a teoria quântica. 

Demonstrou que esse estado requer um processo de emissão e absorção que envolve quantidades descontínuas de energia. Estabeleceu o valor da constante universal da teoria do quantum, a constante de Planck, h = 6,62x10-27 erg/s. 

Essa constante foi uma descoberta determinante para a física atômica, pois fundamentou o modelo atômico de Niels Bohr (1913) e abriu caminho para a teoria da relatividade de Einstein. A introdução do conceito desta descontinuidade subverteu o princípio do filósofo alemão Wilhelm Leibniz, natura non facit saltus (a natureza não dá saltos), que dominava todos os ramos da ciência na época, tornando-se a teoria quântica, na grande revolução que levou a física à modernidade que começou a se definir no final do século XIX. 

Foi o ponto de partida de uma nova lógica resultante das várias pesquisas sobre a estrutura do átomo, radiatividade e ondulatória. Em sua autobiografia, disse que na época não previa os efeitos revolucionários dos quanta. Foi nomeado presidente do Instituto Kaiser Guilherme de Física (1913), entidade que após a Guerra passou a se chamar Instituto Max Plank. 

Recebeu o Prêmio Nobel de Física (1918) pelo descobrimento do quantum de energia. Foi presidente da Associação para o Progresso da Ciência Kaiser Wilhelm (1930), que recebeu o nome de Fundação Max Planck a partir da segunda guerra mundial. 

Constante de Planck (h = 6,626 × 10-34 joule-segundo): constante de proporcionalidade que relaciona a energia de um fóton com a freqüência deste fóton. Registre-se que a vida familiar do cientista foi marcada pela tragédia: perdeu a esposa e quatro filhos, um deles durante a primeira guerra mundial e outro fuzilado por conspirar contra Hitler (1944), e morreu em Göttingen. 

Fontes: Só BiografiasLemoyne.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica