08 de Abril - Nasceram Melvin Calvin e August W. von Hofmann

1911 – Nasceu Melvin Calvin


Químico estadunidense nascido em St. Paul, Minnesota, pesquisador em carbono-14 e cromatografia na University of California, Berkeley, que recebeu o Prêmio Nobel de Química (1961) pela descoberta do ciclo de Calvin, redução do carbono que ocorre no estroma dos cloroplastos. 

Descendente de emigrantes russos, recebeu o B.S. degree em química (1931) do Michigan College of Mining and Technology, e o Ph.D. degree  em química da University of Minnesota (1935). 

Esteve por dois anos (1935-1937) na University of Manchester, England, e começou sua carreira acadêmica na University of California, em Berkeley (1937) como instructor e tornou-se diretor do grupo de química orgânica do Lawrence Radiation Laboratory (1946). 

Full professor (1947) de química da University of California (1947-1971), com seu grupo de química orgânica do LRL, criou o Laboratory of Chemical Biodynamics (1960). Foi diretor do Lawrence Radiation Laboratory (1963-1980), onde se tornou célebre por seus estudos sobre a fotossíntese e por seu trabalho com determinadas plantas que produzem combustíveis e responsável pela identificação do papel do carbono na fotossíntese. 

Casado com a descendente de noruegueses, Genevieve Jemtegaard, ambos tiveram duas filhas, Elin e Karole, e um filho, Noel, e morreu em Berkeley, California.


1818 – Nasce August Wilhelm von Hofmann

Químico alemão, nascido em Giessen, Hesse-Darmstadt, grande pesquisador da química orgânica de seu tempo, introdutor do termo benzeno e inventor da reação de Hofmann. 

Filho do arquiteto que ampliou o laboratório de Liebig, tornou-se seu principal aluno e seguiu o exemplo do mestre, estudando química orgânica e ensinando no laboratório. 

Mudou-se para Londres (1845) para se encarregar (1845-1864) do Royal College Chemistry, fundado por ex-alunos de Liebig e mais tarde absorvido pela Universidade de Londres. 

Tornou-se também um professor e um pesquisador de grande sucesso, principalmente na química de medicamentos e de derivados da hulha, o principal deles, o benzeno, denominação por ele introduzida (1845), antes denominado de benzina por Faraday, seu descobridor (1825), e benzol por Liebig. 

Descobriu um método de determinação do peso molecular de um líquido a partir do cálculo da sua densidade de vapor. Foi o fundador da produção industrial das tinturas sintéticas, sendo este seu maior mérito histórico, desde o momento em que sintetizou a anilina a partir da nitração do benzeno (1856). 

Aceitou o convite para ser professor catedrático de química da Universidade de Berlim (1865) e fundou a Associação de Química da Alemanha (1868) e morreu em Berlim.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica