07 de Abril - Dia em que Joseph Priestley deixou a Inglaterra

1794 - Joseph Priestley deixou a Inglaterra para ir para os Estados Unidos. Uma multidão hostil à sua política, religiosamente e visões liberais tinham destruído a sua casa e feito dele uma pessoa não desejada em Birmingham.


Clérigo, químico, gramático e professor de línguas inglês nascido em Birstall Fieldhead, perto de Leeds, Inglaterra, um dos precursores da química moderna e famoso por de ter sido um dos descobridores do oxigênio. Estudou com um ministro dissidente da igreja inglesa local e revelou talento para línguas e quando ingressou na congregação dissidente de Nantwich, abriu uma escola (1758), onde além de ensinar inglês, realizava experiências científicas.

Tornou-se ministro dissidente em Warrington (1762), em cuja academia lecionou e desenvolveu intensa atividade literária, publicando tratados de gramática inglesa, história e conclusões de pesquisas no campo da química. Por influência de Franklin, resolveu pesquisar eletricidade e publicou The History and Present State of Electricity (1767), em que faz uma compilação das teorias da época e descreve suas próprias experiências, o que o levou a entrar para a Royal Society of London.

Suas pesquisas químicas ajudaram Lavoisier a derrubar a teoria do flogístico. Descobriu a existência do oxigênio ao investigar uma reação existente entre processos de combustão e respiração: conseguiu obter um gás incolor ao aquecer o óxido vermelho de mercúrio, a quem chamou de gás perfeito ou ar desflogisticado (1774).

Depois da descoberta foi a Paris, onde encontrou-se com Lavoisier e outros cientistas, aos quais relatou suas pesquisas. Lavoisier deu ao novo gás o nome de oxigênio, do grego fazedor de ácido, e nele viu uma prova definitiva contra a teoria do flogístico, que até então explicava a combustão pela existência de um fluido nas substâncias combustíveis.

Descobriu vários outros gases entre eles o nitrogênio, o protóxido de nitrogênio, o amoníaco, o gás clorídrico, o gás carbônico, o anidrido sulfuroso e o gás hilariante (óxido nitroso) empregado largamente a seguir como anestésico e inventou a soda (água gaseificada).

Anteviu a lei do quadrado inverso da atração elétrica, descobriu que o carvão vegetal é condutor de eletricidade e estabeleceu uma relação entre a eletricidade e as mudanças químicas. Publicou Diferentes espécies de ar (1790) e, depois, História das corrupções do cristianismo (1792).

Político partidário dos ideais da Revolução Francesa, da causa separatista dos colonos americanos e da separação entre igreja e estado, foi obrigado a fugir (1794), para os Estados Unidos, estabelecendo-se em Northumberland, na Pensilvânia, onde reiniciou suas experiências com o apoio do seu grande amigo dos tempos da Inglaterra, Benjamin Franklin. Como pensador sempre defendeu os princípios da revolução francesa e da liberdade civil e religiosa.

Devido a sua religião liberal e opiniões políticas, levou vida atribulada e viu sua casa e seu laboratório queimados por uma multidão movida por motivos políticos, após a execução de Luís XIV e a declaração de guerra à França (1793). Emigrou para os Estados Unidos (1794), de onde não mais saiu, vindo a falecer em Northumberland, Pensilvânia.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica