06 de Abril - Nasce James Dewey Watson

1928 - Nasce James Dewey Watson um dos criadores da estrutura de dupla hélice do DNA e prêmio Nobel de medicina em 1962


Geneticista e biofísico norte-americano americano nascido em Chicago, Illinois, descobridor da estrutura de espiral dupla do DNA (1953), juntamente com o biólogo inglês Francis Harry Compton Crick, auxiliados pelas pesquisas do inglês Maurice Hugh Frederick Wilkins. Filho único do comerciante James D. Watson e de Jean Mitchell, foi um menino precoce e aos 15 anos entrou para a University of Chicago, onde se graduou (1947). Depois foi fazer pós-graduação ciências biológicas na Indiana University, com alguns cientistas distintos, inclusive o Nobel Hermann J. Muller, que o convenceu a mudar seu interesse em história natural por genética e bioquímica. E, assim, ele defendeu uma tese de doutorado (1950) desenvolvendo uma pesquisa sobre o efeito de radiografias na multiplicação de bacteriófagos, vírus que atacam bactérias. Fez pós-doutorado em  Copenhagen (1950-1951), no Conselho Nacional de Pesquisa, sob orientação do bioquímico Herman Kalckar. Ao tomar conhecimento (1951) que o biofísico inglês que Maurice Wilkins, no Cavendish Laboratory, Cambridge, England, estava trabalhando na estrutura da molécula de DNA, ele entusiasmou-se completamente pelo assunto e entrou em contato com Francis Crick, que preparava seu doutorado em DNA. O resultado desta parceria resultou na proposta do modelo estrutural da dupla hélice para a molécula do DNA (1953) e que trouxe para os três (1/3 para cada um) o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1962). A estrutura da gigantesca e complexa molécula de DNA revela a base física e química de hereditariedade. Depois que eles completaram seu trabalho em DNA, ambos ainda apresentaram juntos um importante trabalho (1957) sobre a estrutura dos vírus. Após dois anos no California Institute of Technology, aceitou o convite para integrar o corpo docente da Harvard University, Cambridge, MA (1955-1968), onde foi professor de biologia (1961-1968) e tornou-se diretor do Cold Spring Harbor Laboratory (1968). Casou-se (1968) com Elizabeth Lewis, com quem teve dois filhos: Rufus Robert e Duncan James. Parou de ensinar (1976) para assumir em tempo integral a liderança do Cold Spring Harbor. Também foi diretor do  Human Genome Project of the National Institutes of Health (1989-1992). Além do Nobel já recebeu muitas honrarias como o honorário da University of Chicago (1961) e a Presidential Medal of Freedom (1977) das mãos do Presidente Jimmy Carter e a Philadelphia Liberty Medal (2000). Entre suas publicações em livro as mais importantes foram The Molecular Biology of the Gene (1965) e The Double Helix (1968). Com John Tooze e David Kurtz escreveu The Molecular Biology of the Cell (1983).


1920 - Nasce Edmond Henri Fischer, Nobel de medicina pelas pesquisas sobre proteínas que atuam no controle energético da célula

Bioquímico americano nascido em Shanghai, China, professor da University of Washington, Seattle, WA, que ganhou com Edwin G. Krebs, seu colega de universidade, o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia (1992), pelas pesquisas sobre proteínas que atuam no controle energético da célula. Estudou na State College e na University of Washington, Seattle, WA, na qual é professor e pesquisador fellow (1946-1990) e tornou-se membro de várias sociedades científicas e foi várias vezes premiado. Filho de um jornalista austríaco e mãe francesa, fundadores do Courrier de Chine, o primeiro jornal francês publicado na China, foi educado a partir dos sete anos de idade em La Châtaigneraie, um internato suíço próximo ao Lago de Genebra, juntamente com mais dois irmãos mais velhos. Entrou para o Collège de Calvin (1935) onde obteve o Maturité Fédérale após quatro anos, onde adquiriu gosto por biologia, química e bioquímica. Durante a II Guerra fez cursos de química orgânica e inorgânica, obtendo duas licenciaturas, uma em química e outra em biologia (1940-1941). Dois anos depois obteve o diploma de engenheiro químico defendendo uma tese orientada pelo Prof. Kurt H. Meyer, chefe do Departamento de Química Orgânica da  Universidade de Genebra. Viajou para os EEUU (1950) decidido a fazer pós doutorado em CalTech. Depois de alguns seminários em Pasadena, Pittsburgh e Madison, foi orientado por Hans Neurath, Chairman do Department of Biochemistry da University of Washington, aa ir para Seattle, onde iniciou como Assistant Professorship, trabalhando com Ed Krebs em fosforilase glicogênica. Sua primeira esposa, a suíça Nelly Gagnaux, morreu (1961) deixando-lhe dois filhos, François e Henri. Além do Nobel recebeu várias outras condecorações na Europa e EEUU. Foi eleito para a American Academy of Arts and Sciences (1972) e para a National Academy of Sciences (1973).


1911 - Nasce Feodor Felix Konrad Lynen co-vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina por descobertas sobre o metabolismo do colesterol e dos ácidos graxos.


Bioquímico alemão nascido em Munique e falecido na mesma cidade, pesquisador do Max-Planck-Institut für Zellchemie, Munich, co-vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina (1964) com o químico alemão Konrad Emil Bloch, da Harvard University, Cambridge, MA, por descobertas sobre o metabolismo do colesterol e dos ácidos graxos. Filho de Wilhelm Lynen, um professor de engenharia mecânica do Munich Technische Hochschule, e de Frieda, filha do industrial Gustav Prym, foi educado em Munique, e matriculou-se em química (1930) na Universidade de Munique, onde estudou com nomes como Heinrich Wieland (Nobel, 1927), Otto Hönigschmidt, Kasimir Fajans e Walter Gerlach. Graduou-se (1937) com o trabalho On the Toxic Substances in Amanita. Neste mesmo ano casou-se com Eva Wieland, com quem teve cinco filhos: Peter (1938), Annemarie (1941), Susanne (1945), Heinrich e Eva-Maria (1946). Tornou-se professor auxiliar (1942), professor assistente (1947), e professor de bioqúimica (1953) da Universidade de Munique. Tornou-se (1954) chefe do Max-Planck-Institut für Zellchemie, onde passou a pesquisar a química dos processos metabólicos nas células vivas e morreu em Munique. Além do Nobel recebeu a Neuberg Medal da American Society of European Chemists and Pharmacists (1954), a Liebig Commemorative Medal da Gesellschaft Deutscher Chemiker (1955), a Carus Medal da Deutsche Akademie der Naturforscher (1961) e a Otto Warburg Medal do Gesellschaft für Physiologische Chemie (1963). Foi nomeado Presidente do Gesellschaft Deutscher Chemiker (1972). Membro da Bayerische Akademie der Wissenschaften, em Munique, e da Deutsche Akademie der Naturforscher, em Halle, membro honorário da Harvey Society, em New York, da American Society of Biological Chemists, em Washington, da Asociacion Venezolana para el Avance de la Ciencia, em Caracas, membro estrangeiro da National Academy of Sciences of the United States of America, em Washington, e da American Academy of Arts and Sciences, em Boston, e doutor honorário da faculdade de medicina da Universidade de Freiburgo.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica