02 de Abril - "Descoberta" a dupla hélice do DNA

Francis Henry Compton Crick e James Dewey Watson enviam breve artigo sobre a estrutura de dupla hélice do DNA



A estratégia empregada por Watson e Crick foi construir um modelo molecular que levasse em conta o tamanho e a configuração espacial dos nucleotídeos. Assim, através de estudos de difração de raios X, Watson e Crick revelaram que a molécula de DNA é um composto formado por duas longas cadeias paralelas, constituídas por nucleotídeos dispostos em sequência.

Os nucleotídeos são moléculas compostas por uma pentose (desoxirribose), uma molécula de ácido fosfórico e uma base nitrogenada. Hoje se sabe que essas duas cadeias polinucleotídicas são rigorosamente complementares: se houver uma base nitrogenada do tipo adenina (A) em uma das cadeias, haverá, na outra cadeia, na mesma posição, uma timina (T). Da mesma forma, se houver uma citosina (C) em uma das cadeias, haverá uma guanina(G) na posição correspondente da cadeia complementar.

Os nucleotídeos de uma das cadeias da molécula de DNA mantêm-se unidos aos nucleotídeos da outra cadeia por ligações de hidrogênio, estabelecidas entre as bases: a adenina liga-se especificamente à timina, e a citosina liga-se especificamente à guanina.

Portanto, segundo o modelo proposto por Watson e Crick, a molécula de DNA é constituída por duas cadeias polinucleotídicas dispostas em hélice ao redor de um eixo imaginário, girando para a direita (uma hélice dupla).

Os estudos de difração de raios X revelaram também que o diâmetro externo da dupla hélice é de cerca de 2 nm, enquanto que a distância entre os pares de bases vizinhos é de 0,34 nm. A hélice dá uma volta completa a cada 3,4 nm, que corresponde a cerca de 10 pares de bases.

Em 25 de abril de 1953, Watson e Crick publicaram seus resultados em uma edição da revista científica Nature - e em 1962 receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, tornando-se dois dos cientistas mais importantes da história moderna.


Charles Martin Hall obtém a patente 400.766 para um processo eletrolítico para a produção de alumínio



Químico americano nascido em Thompson, Ohio, que desenvolveu e patenteou o método eletrolítico de produzir economicamente alumínio de bauxita através da eletrólise e foi um dos fundadores da Aluminum Company of America. Nos seus tempos de estudante, em Oberlin College, interessou-se pela investigação do alumínio, metal que na época apenas se encontrava disponível em quantidades limitadas e, conseqüentemente, muito caro.

Assim ele percebeu que seria possível através de um método eletrolítico produzir grandes quantidades a um custo inferior, e fez deste problema o tema da sua tese de licenciatura. Os seus resultados experimentais foram tão prometedores que o seu pai lhe equipou uma pequena oficina para que pudesse continuar as suas investigações e, menos de um ano após a sua graduação, fez as primeiras pepitas de alumínio, através da eletrólise de uma solução de bauxita, num sal fundido (1886).

Após patentear o seu método (1886), negociou seu processo com a Companhia de Redução de Pittsburgh que se viria a transformar logo depois na Aluminum Company of America (1888), da qual ele foi vice-presidente até à sua morte, em Daytona, Flórida. O método foi descoberto, quase ao mesmo tempo, pelo jovem metalurgista francês Paul Louis Toussaint Héroult, que conseguiu desenvolver uma fornalha elétrica mais eficiente que a sua.

Os dois jovens tornaram-se amigos, e juntos aperfeiçoaram o processo que patentearam como método Hall-Héroult (1889), no qual é baseada a moderna indústria de alumínio. Foi honrado com a Medalha de Perkin pelas suas descobertas em Química aplicada e faleceu em Daytona, Florida.

Fontes: Educação UOL, So Biografias

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica