Grande Colisor de Hádrons pode se transformar na primeira máquina do tempo


Estudo teórico desenvolvido pelos físicos, Tom Weiler e Chui Man, pretende realizar viagens temporais através do LHC (Grande Colisor de Hádrons). A tese defendida pelos pesquisadores da Universidade de Vanderbelt, Estados Unidos, pretende transformar o maior experimento científico do mundo na primeira máquina capaz de transportar matéria no tempo. A teoria é baseada no bóson de Higgs, uma partícula hipotética utilizada pelos físicos para explicar a massa dos prótons, elétrons e nêutrons.

Se essa partícula for criada, os cientistas acreditam que ela originará uma segunda partícula conhecida como singleto de Higgs, que teria a capacidade de se transportar para uma quinta dimensão onde poderia se mover no passado e no futuro. O mais interessante nessa nova tese é que ela não viola nenhuma das leis da física.

A Teoria-M norteia o estudo. Esta teoria necessita da existência de 10 ou 11 dimensões no lugar das 4 comuns (três espaciais e o tempo). De acordo com as conclusões dessa tese os blocos fundamentais do Universo estão constantemente presos a uma espécie de membrana que os impede de ir para outras dimensões. Entretanto exceções podem existir como a gravidade, por exemplo.

A abordagem dos físicos afirma que apenas partículas poderiam viajar no tempo; isto exclui a possibilidade de alguém retornar do passado ou eliminar sua própria existência. Para Tom Weiler, um dos teóricos, se os cientistas conseguirem produzir singletos de Higgs poderão enviar mensagens para o futuro e para o passado.

Pedro Lemos

Doutorando em química.

Química Básica - Tabela Periódica